PRA REFLETIR

Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho.
Mahatma Gandhi

terça-feira, 7 de julho de 2009

A PARTICIPAÇÃO FEMININA

A Maçonaria Universal, no que ela tem de essencial nos seus princípios fundamentais, é a prática da primeira das virtudes: a SOLIDARIEDADE HUMANA.
Todavia a família jamais fica fora das atividades maçônicas.
Assim, existem diversas associações maçônicas para as Senhoras, como, a Associação das Acácias, etc.
Recentemente começou a funcionar no Brasil a Ordem do Arco Íris que é mantida pela Maçonaria, com o objetivo de formar moças entre 11 e 19 anos.
Neste mesmo aspecto, existe a Ordem De Molay para jovens do sexo masculino, na faixa de 13 a 21 anos incompletos, com objetivos amplos de formação do jovem, preparando-o para uma vida futura, moldando o seu caráter para uma cidadania plena e responsável.
Em alguns lugares já funciona a Ordem Internacional das Filhas de Jó, também para as moças na faixa etária entre 11 e 19 anos.
Estas organizações possuem atividades sociais e ritos próprios, cujo objetivo é aglutinar os jovens desenvolvendo os seus talentos, qualidades e potencial de liderança.
Cumpre esclarecer que, embora essas organizações tenham mérito reconhecido, os demais membros da família não são obrigados a aderir.
A família é para a Maçonaria a célula da humanidade. Quem não tem condições morais para ser um bom chefe de família, não pode ser maçom. Quando não se devota ao lar, quando não se preocupa com a família, o Maçom é considerado um traidor, porque está transgredindo os compromissos que fez, está renegando os sagrados compromissos assumidos.
Todo Maçom está sob constante vigilância da sua consciência e dos demais Maçons. O maçom que vier a saber que um Irmão afastou-se do cumprimento do dever para com sua família, é obrigado a comunicar o fato à Loja.
Quando alguém se candidata a ingressar na Maçonaria, é verificado em sindicância se o candidato dispõe de recursos que lhe permita cumprir os compromissos maçônicos sem sacrificar a família. Enfim, nenhum homem casado poderá entrar para a Maçonaria sem que a esposa esteja de acordo.

Nenhum comentário: