A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (19/08), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Maçom, celebrado em 20 de agosto. A cerimônia foi solicitada pelo presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), e rendeu homenagens aos grão-mestres do Grande Oriente do Brasil no Ceará e da Grande Loja Maçônica do Ceará.
Domingos Filho ressaltou que os integrantes da Maçonaria sempre foram protagonistas na luta pela liberdade e democracia. Nas Américas, a batalha foi contra o colonialismo e na Europa contra o absolutismo. O parlamentar destacou a Revolução Francesa e a Independência Americana.
O presidente do Legislativo cearense lembrou que importantes políticos cearenses também fazem parte da história da Maçonaria, como o ex-governador Paulo Sarasate e o ex-deputado Moises Pimentel. Conforme levantamento do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e do Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), existe uma vasta lista de parlamentares cearenses membros dessa sociedade.
Na história do Brasil, Domingos Filho citou o maçom José Bonifácio de Andrada e Silva, que ficou conhecido como o “patriarca da independência”, Dom Pedro I e Dom Pedro II, além do marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República. “Por todos esses exemplos, a maçonaria tem uma história exemplar e gloriosa merecendo aplauso pelo que fez e faz pela sociedade”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do deputado Agustinho Moreira (PV), também maçom, e dos deputados Sérgio Aguiar (PSB) e Artur Bruno (PT). Outras personalidades do Estado que fazem parte da sociedade maçônica, participaram da sessão, como o general Torres de Melo e o presidente do Malce, ex-deputado estadual Osmar Diógenes.
A cerimônia contou com a apresentação do Grande Coral Maçônico, que interpretou as músicas Praias do Ceará, Romaria, A Flor do Mamulengo, Asa Branca e Tiro ao Álvaro. Após a apresentação, os representantes da sociedade grão-mestre do Grande Oriente do Brasil no Ceará, José Ilário de Souza, e grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará, Etevaldo Barcelos Fontenele agradeceram a homenagem e retribuíram entregando uma placa comemorativa ao presidente Domingos Filho.
Fonte: Assembléia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário