Historicamente afirmam que naquele ato, o grito de Independência ou Morte, oficializava o que já tinha acontecido em Loja Maçônica, no dia 20 de agosto, por conhecer perfeitamente os planos do Imperador Dom Pedro, o maçom Joaquim Gonçalves Ledo, proclamava a Independência do Brasil, por sinal, data esta, significativa para a Maçonaria Brasileira, quando se comemora o Dia do Maçom.
Oficialmente festejamos a declaração da nossa Independência como tendo ocorrido em 7 de setembro de 1822; entretanto na realidade a nossa Independência já havia sido declarada a 20 de agosto de 1822, neste dia a maçonaria brasileira se reuniu e no documento chamado de manifesto de Gonçalves Ledo onde dizia “A natureza nos grita independência; a razão nos insinua, a justiça o determina, a gloria o pede. Resistir-se é crime; hesitar é dos covardes. Somos homens, somos brasileiros. Independência ou morte". Assim ao receber do mensageiro correspondências de Portugal e de José Bonifácio, Dom Pedro se inflama e ergue a sua espada e grita a celebre frase: “pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil – Independência ou morte – laços fora soldados. Viva a Independência, a liberdade, a separação do Brasil", em seguida arranca de seu uniforme os laços que tinham as cores da bandeira de Portugal.
A mais sublime de todas as Instituições é a Maçonaria, porque prega a luta pela fraternidade que cultiva com devotamento; porque pratica a tolerância, porque deseja a humanidade integrada a uma só família cujos seres estejam unidos pelo amor, dominados pelo desejo de contribuir para o bem do próximo.
A Maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de cada um. É também uma instituição capaz de levar o homem ao domínio da paz, da ordem e da felicidade. Ela é universal e suas lojas se espalham por todos os recantos da terra, sem preocupação de fronteiras e de raças.
É também uma sociedade universal composta de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, escolhidos por Iniciação. Tem por principio o Amor Fraternal, na esperança de que, com o amor à Deus, à Pátria, à família e ao próximo, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal. Reconhece a existência de um único principio criador supremo e infinito, que é Deus, o qual os maçons chamam de Grande Arquiteto do Universo.
A maçonaria luta contra os filhos do mal que são a: ignorância, preconceito, superstição, fanatismo, iniqüidade, guerra, impiedade, toxicomania, depravação, corrupção, miséria, destruição ambiental, materialismo, busca um mundo melhor, de ecumenismo, liberdade, igualdade, tolerância, justiça, fraternidade, espiritualidade, componentes do Amor e da Felicidade.
A todos os Maçons: PARABÉNS. Continuemos nossa missão em harmonia e fraternidade, sempre unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário