A cidade de Viçosa do Ceará estará sediando no próximo final de semana, nos dias 27 a 29 de agosto de 2010, o III Encontro Estadual das Samaritanas do Ceará, você não pode perder esse grande encontro.
A cidade de Viçosa do Ceará estará sediando no próximo final de semana, nos dias 27 a 29 de agosto de 2010, o III Encontro Estadual das Samaritanas do Ceará, você não pode perder esse grande encontro.
O Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Irmão Etevaldo Barcelos Fontenele, instalou e empossou na última sexta feira, 06 de agosto de 2010, no Oriente de Sobral, cinco irmãos no cargo de Venerável Mestre eleitos para o biênio 2010-2012. Dos cinco novos Veneráveis, dois foram empossados: José Osmar Costa e Danilo Mendes de Araújo, das Lojas Maçônicas Deus e Fraternidade Sobralense nº 17 e da Loja Segredo e Força da Acácia Nº.76, respectivamente. Os outros três foram instalados: Luiz Antônio Aguiar Lima, da Loja Luz do Acaraú Nº.39, pertencente à Maçonaria sobralense, o irmão Francisco Vasconcelos Felix Neto, da Loja Deus e Fraternidade Martinopolense Nº. 131, do Oriente de Martinópole, além do obreiro Luiz Nunes Neto, da Loja Maçônica Acácia 20 de Agosto nº. 71, pertencente ao Oriente de Fortaleza. A comitiva da Grande Loja era constituída por quatro irmãos, sob a liderança do Sereníssimo Grão Mestre irmão Etevaldo Barcelos Fontenele, o qual conduziu com eloqüência e sabedoria os trabalhos da fraternidade Universal vivenciada entre irmãos. Os novos Veneráveis receberam do Sereníssimo Grão Mestre, além das orientações que compete o cargo, os Landmarks, a Constituição com os usos e costumes, ainda as Leis e os preceitos que regem a nossa Maçonaria. "Posse das diretorias das lojas maçônicas em Sobral" - Após tomarem posse em seus respectivos cargos, os Veneráveis Mestres, seguindo calendário oficial deram posse em Sessão Magna de Posse aos seus colaboradores. No Oriente de Sobral os obreiros tomaram posse no dia 09/08, na Loja Segredo e Força da Acácia Nº 76 e a Loja Luz do Acaraú Nº. 39, na última quarta feira dia 11/08, ficando assim constituída: Venerável Mestre Luiz Antônio Aguiar Lima; Primeiro Vice-presidente João José Sousa Nascimento; Segundo Vice-presidente Francisco das Chagas Aragão; Orador Francisco Expedito Vasconcelos; Secretário Márcio Costa Popsin; Tesoureiro Antônio Célio Mendes Cavalcante; Chanceler: Reinaldo Chaves da Silva. Não foi diferente com a Loja Deus e Fraternidade Sobralense Nº 17, que deu posse a sua diretoria nesta última sexta-feira, 13/08. O irmão Ismar Maciel, Delegado do 2º Distrito Maçônico funcionou como Mestre Instalador nas Sessões Magnas de Posse das três oficinas da Grande Loja no Oriente sobralense.
Enviado por e-mail pelo Ir.'. Célio Cavalcante MI 33º membro do quadro da Loja Luz do Acaraú Nº.39 com sede em Sobral. Postado por: Glaucio Lima
Historicamente afirmam que naquele ato, o grito de Independência ou Morte, oficializava o que já tinha acontecido em Loja Maçônica, no dia 20 de agosto, por conhecer perfeitamente os planos do Imperador Dom Pedro, o maçom Joaquim Gonçalves Ledo, proclamava a Independência do Brasil, por sinal, data esta, significativa para a Maçonaria Brasileira, quando se comemora o Dia do Maçom.
Oficialmente festejamos a declaração da nossa Independência como tendo ocorrido em 7 de setembro de 1822; entretanto na realidade a nossa Independência já havia sido declarada a 20 de agosto de 1822, neste dia a maçonaria brasileira se reuniu e no documento chamado de manifesto de Gonçalves Ledo onde dizia “A natureza nos grita independência; a razão nos insinua, a justiça o determina, a gloria o pede. Resistir-se é crime; hesitar é dos covardes. Somos homens, somos brasileiros. Independência ou morte". Assim ao receber do mensageiro correspondências de Portugal e de José Bonifácio, Dom Pedro se inflama e ergue a sua espada e grita a celebre frase: “pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil – Independência ou morte – laços fora soldados. Viva a Independência, a liberdade, a separação do Brasil", em seguida arranca de seu uniforme os laços que tinham as cores da bandeira de Portugal.
A mais sublime de todas as Instituições é a Maçonaria, porque prega a luta pela fraternidade que cultiva com devotamento; porque pratica a tolerância, porque deseja a humanidade integrada a uma só família cujos seres estejam unidos pelo amor, dominados pelo desejo de contribuir para o bem do próximo.
A Maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de cada um. É também uma instituição capaz de levar o homem ao domínio da paz, da ordem e da felicidade. Ela é universal e suas lojas se espalham por todos os recantos da terra, sem preocupação de fronteiras e de raças.
É também uma sociedade universal composta de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, escolhidos por Iniciação. Tem por principio o Amor Fraternal, na esperança de que, com o amor à Deus, à Pátria, à família e ao próximo, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal. Reconhece a existência de um único principio criador supremo e infinito, que é Deus, o qual os maçons chamam de Grande Arquiteto do Universo.
A maçonaria luta contra os filhos do mal que são a: ignorância, preconceito, superstição, fanatismo, iniqüidade, guerra, impiedade, toxicomania, depravação, corrupção, miséria, destruição ambiental, materialismo, busca um mundo melhor, de ecumenismo, liberdade, igualdade, tolerância, justiça, fraternidade, espiritualidade, componentes do Amor e da Felicidade.
A todos os Maçons: PARABÉNS. Continuemos nossa missão em harmonia e fraternidade, sempre unidos.