PRA REFLETIR

Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho.
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

20 de Agosto, Dia do Maçom

Esta data nos faz voltar o pensamento ao aspecto histórico de nossa Pátria, que está estreitamente ligado ao de nossa Ordem, principalmente, nos movimentos que levaram à nossa emancipação política, numa época em que a Maçonaria era a única via de transformação, a única via em que podia florescer um movimento de libertação tanto no Brasil, como na América.
A Maçonaria tem participado dos movimentos de libertação havidos no Brasil, como Instituição e, na maioria das vezes, através dos seus obreiros.
Vamos encontrar a marca dos maçons e consequentemente da Maçonaria, na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana de 1817, na Independência do Brasil, na Confederação do Equador, na Guerra dos Farrapos, na Questão Religiosa, na Abolição da Escravatura, na Proclamação da República, dentre outros movimentos libertários.
Eis meus Irmãos, a nossa pequena contribuição, para que façamos uma reflexão ativa sobre o nosso dia e o nosso papel de maçom, na Maçonaria e fora dela.
Meditemos a respeito de nosso futuro e peçamos ao Grande Arquiteto do Universo, as luzes necessárias para encontrarmos o caminho, como obreiros da paz que somos, nesse mundo repleto de violência.
Reflitamos, meus Irmãos, sobre tudo que acontece no mundo de hoje, e continuemos trabalhando do "meio dia à meia noite", para que possamos "combater a violência e o germe da corrupção no território pátrio, que já se transformou em epidemia, contaminando e destruindo os princípios morais e básicos da civilidade, afetando a todos, inclusive comprometendo as futuras gerações".
Postamos abaixo vídeo que mostra a importância da maçonaria na história do Brasil e do Mundo, que tem a realização dos irmãos Fernando Henrique de Abreu, Drausio Maiquel Andrade, Charles Sinval Siqueira e Marcus Vinicius Motta Carbone, da Loja Frei Caneca, do Grande Oriente Paulista.

Nenhum comentário: