PRA REFLETIR

Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho.
Mahatma Gandhi

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Qual a medida do côvado

No Egito antigo, o côvado era uma medida retirada da distância entre o cotovelo e as pontas dos dedos. Correspondia a dezoito polegadas (45,72 centímetros).

Origem histórica

Há mais de 2500 anos o filósofo grego Protágoras afirmou que “o homem é a medida de todas as coisas”. E, realmente, as primeiras unidades de medidas de comprimento usadas pelo homem – palmo e pé – são antropométricas (antropos significa homem e metros medida, em grego). Supõe-se que o mais antigo padrão de medida linear tenha surgido no Egito, por volta de 3000 a.C. Era o côvado, baseado no comprimento do braço, do cotovelo à ponta do dedo médio. Segundo a Bíblia, a arca de Noé, com três andares, tinha o comprimento de 300 côvados, a largura de 50 côvados e a altura de 30 côvados. Evidentemente o côvado era uma medida aproximada. Dependia do porte do indivíduo. O famoso matemático russo Yakov Perelman (1882-1942) estimava um valor médio de 45 centímetros. Há também a hipótese de 52,4 centímetros, baseada em verificações pertinentes à época de Anemenés I, que reinou entre 1991-1962 a.C. Ou seja, o côvado era uma medida que provavelmente foi aumentando ao longo do tempo em função do aumento da estatura humana.

Curiosidades

  • segundo o livro do Apocalipse (21, 17), a altura da muralha da Jerusalém Celeste é de 144 côvados. Imagine agora se um côvado for equivalente a 46,25 cm...

Afinal, quanto na realidade media um côvado?

Na bíblia é muito mencionado uma unidade de medida chamada côvado. Há muitas dúvidas sobre qual seria realmente o comprimento de um côvado. Uns dizem que existia duas medidas de côvado, uma de 33 cm e outra de 66 cm. Não faz muito sentido pra mim existir uma medida com dois tamanhos diferentes e ter o mesmo nome. Alguém poderia explicar corretamente quanto media um côvado?

Um comentário:

loiola disse...

O côvado era medido a distância do cotovelo à ponta do dedo médio.
cerca de 45~52cm.Podemos dizer então que o côvado não tem uma medida exata, lenvando em conta que nem todos temos o mesmo tamanho de braço....
Conclusão: As medidas a que você se referiu estão corretas.

Atº Loiola.